NOTÍCIAS DE MARACAÇUMÉ/JUNCO DO MARANHÃO E REGIÃO. Contato: (98) 98721-8362 E-mail: blogdorenatocosta@gmail.com

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Deputada estadual Detinha usa tribuna na Alema em defesa do Rio Maracaçumé


A deputada estadual  Detinha (PL),  alertou da tribuna da Assembleia, na sessão de hoje, quarta-feira (21), para a grave situação que se encontra o Rio Maracaçumé, que banha o município de Centro do Guilherme. “Peço que nos ajudem para que o rio Maracaçumé não seja como os outros que, com o tempo, foram se acabando”, advertiu.

A deputada cobrou a aplicação da Lei Estadual nº 10.374/2015, de autoria de seu esposo Josimar de Maranhãozinho (PR), a época deputado estadual e, hoje, deputada federal. A referida lei institui as diretrizes para o programa de identificação, catalogação, recuperação e preservação das nascentes de águas dos rios, riachos, ribeirão, correntes no âmbito do Estado o Maranhão e dá outras providências.

Segundo Detinha, o prefeito de Centro do Guilherme, José de Dário (PR), já adotou as providências que são de sua responsabilidade. “Quero aqui pedir para que os outros órgãos competentes também nos ajudem. O rio Maracaçumé é um rio de muita influência. É um rio em que moradores e cidadãos vivem. Pescadores vivem às custas desse rio. Peço uma atenção toda especial da Comissão do Meio Ambiente desta Casa. Vamos nos unir e buscar uma solução para a situação do rio Maracaçumé”, enfatizou.

“Vamos juntos aos poderes daquela cidade, à Secretaria de Meio Ambiente, ao IBAMA, a todos que possam ter a competência de ajudar o nosso prefeito José de Dário e todos que se preocupam não só com o rio Maracaçumé, mas também com os outros rios que estão passando por essa dificuldade”, apelou a deputada Detinha.

Na sua rede social a deputada citou…

“Hoje, estive na tribuna, para fazer um apelo sobre o meio ambiente, em especial, pelo Rio Maracaçumé, que percorre uma extensão de 150km no nosso Estado. Temos a lei 10374/2015, de autoria do Dep. Josimar Maranhãozinho, que institui as diretrizes para o Programa de Identificação, Catalogação, Recuperação e Preservação das Nascentes de Água dos Rios, Riachos, Ribeirão e Córregos no Maranhão. Porém, o que acontece hoje, é uma grande contaminação ocasionada pelo mal uso da atividade de alguns garimpos às margens do rio, principalmente na abrangência do município de Centro do Guilherme. Muitas pessoas da região dependem dele para tirar seu sustento, e o desmatamento às margens do rio está destruindo as nascentes. Eu, juntamente ao Dep. Josimar Maranhãozinho e o Pref. José de Dário (Centro do Guilherme), estou buscando com os órgãos competentes, apoio imediato na resolução desse caso. Solicito também, um olhar especial da Comissão de Meio ambiente da Assembleia Legislativa, para que leve esse fato a plenária, e que possamos juntos, debater o mais rápido possível, meios de recuperação e interrupção dessa ação violenta contra as nascentes e margens do rio. A cada dia que passa, a natureza pede por socorro, que façamos a nossa parte.”

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Editado e Instalado por