NOTÍCIAS DE MARACAÇUMÉ/JUNCO DO MARANHÃO E REGIÃO. Contato: (98) 98721-8362 E-mail: blogdorenatocosta@gmail.com

sexta-feira, 22 de março de 2019

SEBRAE e Prefeitura de Centro Novo do Maranhão promovem curso de Associativismo para produtores rurais no munícipio.


 

O Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) Regional de Santa Inês, realizou nesta semana em Centro Novo do Maranhão, um treinamento para produtores rurais, cujo o tema era associativismo. O treinamento foi dividido em dois momentos, onde no primeiro momento foi realizado uma Oficina, cujo o tema era despertando o associativismo, e no segundo foi realizado um curso com carga horária de 16horas, cujo o título era praticando o associativismo. O Sebrae teve como objetivo, tá trabalhando esse conceito de associativismo e cooperativismo, onde visa tá orientando e realizando consultoria junto às famílias de produtores rurais no sentido de promover a formalização desses grupos já existentes na comunidade, que existem mas trabalham na informalidade, e que através de uma associação ou uma cooperativa podem tá se formalizando, vindo a ter um CNPJ, o que vai facilitar a comercialização de seus produtos, na representatividade desses grupos e também no desenvolvimento local.

O curso foi promovido pelo Sebrae Regional de Santa Inês, com o apoio da Prefeitura de Centro Novo do Maranhão, por meio da Sala do Empreendedor, que é coordenada pela Agente de Desenvolvimento Local, Adelma Roriz, com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, que participou também da mobilização dos participantes, onde enviou técnicos para capacitação, e ainda a parceria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Centro Novo do Maranhão. O curso foi ministrado pela Consultora e Instrutora do Sebrae, Olga Oliveira.


Participaram do curso representantes do grupo de apicultores, representantes do grupo de produtores de hortaliças e representantes do grupo de artesãs. Para os participantes, o treinamento foi avaliado de forma positiva, onde todos demonstraram motivação e interesse em formalizar os seus grupos já existentes. Além da atividade de formação e treinamento, os participantes foram orientados sobre a solicitação por parte da Sala do Empreendedor de Centro Novo do Maranhão, para a vinda de novos treinamentos, novos cursos, tanto na área técnica, quanto na área ainda do associativismo, foram orientados ainda para se organizar e buscar fontes de recursos para o desenvolvimento de suas associações.

Para a Agente de Desenvolvimento Local, da Sala do Empreendedor, Adelma Roriz, a ação foi bastante produtiva, pois o associativismo viabiliza mais participação e espaços de diálogo entre a sociedade organizada e o poder público. A mobilização de um grupo de pessoas da comunidade ou de empresários para alcançar determinados objetivos fica muito mais fácil e traz melhores resultados se for realizada em parceria com uma entidade associativa. Adelma agradeceu o apoio da Prefeitura de Centro Novo do Maranhão, na pessoa da prefeita Diva Silva, que não vem medindo esforços para buscar junto com a Sala do Empreendedor, capacitação, cursos, treinamentos e oficinas para a população. Agradeceu ainda a importante parceria do SEBRAE, da Secretaria Municipal de Agricultura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.






ASCOM - Prefeitura de Centro Novo do Maranhão

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Editado e Instalado por