NOTÍCIAS DE MARACAÇUMÉ/JUNCO DO MARANHÃO E REGIÃO. Contato: (98) 98721-8362 E-mail: blogdorenatocosta@gmail.com

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Secretária de Saúde de Junco do Maranhão desenvolve atividades em alusão ao Janeiro Roxo


A prefeitura de Junco do Maranhão, através da secretária de saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (18) no povoado Sodrelândia (Quatro Bocas) mais uma campanha de sensibilização intitulada: Janeiro Roxo. O Janeiro Roxo trata da prevenção Mundial da Hanseníase, onde foi trabalhado pelos profissionais da saúde o diagnóstico, tratamento, prevenção e, também, sobre o preconceito que ainda existe sobre a doença.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen e que evolui de forma lenta e progressiva.

A equipe da atenção Básica, liderada pela enfermeira Klesia, realizaram busca ativa de contatos, avaliação dermatológica em pacientes com manchas suspeitas, verificação em pacientes que já tiveram a doença e manchas suspeitas e palestras sobre a doença na sala de espera.

Para o secretário de saúde, Airton Abas, é importante trabalhar a prevenção porque, além de ocasionar a contenção para o poder público, garante que o paciente receba o tratamento adequado: “o grande objetivo das campanhas é sensibilizar o paciente da importância do diagnóstico precoce para evitar prejuízos maiores e até óbito. Junco tem realizado todas as campanhas deste tipo apostando na diminuição dos casos, não apenas de hanseníase, mas de todas as outras doenças focado pelas campanhas” afirmou Airton.

A campanha também será realizado no povoado Vera Cruz na próxima terça-feira (23).

A DOENÇA

As principais características da hanseníase são:
– Aparecimento de manchas embranquecidas, avermelhadas ou marrons na pele;
– Diminuição da sensibilidade ao calor ou dor;
– Caroços e inchaços pelo corpo;
– Dor e sensação de choque;
– Áreas com diminuição dos pelos e do suor;
– Engrossamento do nervo que passa no cotovelo, levando à perda da sensibilidade ou diminuição da força no 5° dedo;
– Cortar-se ou queimar-se sem sentir dor.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Editado e Instalado por