NOTÍCIAS DE MARACAÇUMÉ/JUNCO DO MARANHÃO E REGIÃO. Contato: (98) 98721-8362 E-mail: blogdorenatocosta@gmail.com

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Começa a campanha de vacinação anti-rábica em Junco do Maranhão

A equipe de ACE (Agentes de Combate a Endemias) junto da vigilância de Saúde, iniciou nessa segunda-feira (18) em Junco do Maranhão a campanha de vacinação Anti-rábica onde o foco é alcançar 100% da vacinação de todos os cães e gatos do município.

A expectativa da equipe é de vacinar aproximadamente 2.216 animais entre cães e gatos. O período de vacinação vai até o fim do mês.

O secretário de Saúde, Airton Abas, está em São Luís, cumprindo agenda, porém se mantem informado com a equipe no município para garantir que a meta de vacinação seja alcançado.

Apesar da raiva ser considerada, nos dias atuais, uma doença um tanto incomum, ela continua sendo uma grande preocupação entre donos de cães e gatos. A raiva é incurável nos animais e pode afetar os seres humanos, sendo a vacina antirrábica a única forma de prevenção.

Uma das preocupações dos setores de controle de doenças animais é com o grande número de gatos e, principalmente, cães abandonados nas ruas, não descartando, portanto, a transmissão da doença.


Doença

A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, portanto, é uma zoonose. A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele do novo hospedeiro.

Este vírus pode inoculado por arranhadura, mordida ou lambida do animal doente. Característica da própria doença é o aumento da agressividade do doente, o que facilita o ataque do doente a um novo animal ou ao homem.

É uma doença terrível, que pode levar a óbito se não atendida a tempo, sendo a melhor forma de se proteger contra a doença é vacinando os animais. Além da imunização, outras dicas de prevenção da doença são:

Evitar deixar o animal solto nas ruas; ao passear com seu bicho de estimação, leve-o sempre na coleira; nunca separe briga de animais; cuidados ao pegar bichos machucados; não alimente e evite contato com animais desconhecidos.

Dia Mundial da Raiva


No dia 28 de setembro, comemora-se o “Dia Mundial da Raiva”, que tem por objetivo o de aumentar a conscientização de toda população, além também de fortalecer a prevenção, controle e o surgimento de casos de raiva.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Editado e Instalado por